Sejam bem Vindos

Que aqui vc possa encontrar uma receitinha, muito saborosa, para toda à familía.

terça-feira, março 16, 2010

Dicas De Fazer Bolos

A Arte de Fazer Bolos
Toda a arte pressupõe técnica, portanto é importante seguir um método para fazer um bolo. Isso facilita a preparação, evita erros, poupa tempo e possibilita bons resultados. Portanto aí vão dicas importantes para o preparo de bolos:

1) Ler atentamente a receita e certificar-se que você tem todos os ingredientes, utensílios e equipamentos necessários.

2) Fazer o "mise en place", (termo francês que significa “colocar no lugar”) isto é, deixar à mão todo o material e os ingredientes a serem utilizados para facilitar o trabalho e nada ser esquecido.

3) Escolher as formas adequadas. A massa deverá chegar até a metade da forma para poder crescer, se ficar muito cheia, transbordará.

4) Untar e enfarinhar a forma a ser utilizada, como manda a receita.

5) Verificar se a receita pede forno pré-aquecido.

6) Todos os ingredientes deverão ser medidos e colocados na ordem em que serão utilizados. A medida é importante. Uma receita deve ser seguida a risca. Qualquer alteração na quantidade dos ingredientes acarretará alteração do sabor e da textura do bolo.

7) Retirar os ovos e o leite da geladeira com antecedência, assim ficarão em temperatura ambiente ao serem empregados. O resultado é melhor.

8) Os ingredientes secos como: farinha, açúcar, maisena (amido de milho) e o fermento devem ser peneirados para evitar grumos.

9) O fermento em pó deve ser novo, verificar a data de validade.

10) A farinha, claras em neve e o fermento devem ser sempre mexidos a mão e nunca batidos para dar leveza à massa.

11) Bater as claras em neve em primeiro lugar. É importante que as pás estejam limpas e secas, para atingir o ponto em neve firme. Em seguida bater a massa do bolo. Não há necessidade de se lavar as pás da batedeira, pois, os resíduos da clara batida não irão interferir na massa.

12) O bolo deverá ser colocado no centro do forno para assar por igual.

13) O forno não deve ser aberto antes dos 30 minutos, pois dificilmente estará assado e com certeza abaixará o bolo com a entrada do ar frio.

14) Para saber se o bolo já está assado, espetar um palito no centro do bolo, se ele sair seco, o bolo está pronto.

15) Após o bolo ter crescido, diminuir o fogo para que ele asse por dentro sem queimar por fora. Caso esteja cru por dentro, mas já apresentar uma crosta tostada, cobrir com um papel alumínio, para que a superfície não queime.

16) Após assados, os bolos simples devem ser retirados das formas depois de frios. Os cremosos serão virados ainda quentes e deixados na forma para que se desprendam sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário