Sejam bem Vindos

Que aqui vc possa encontrar uma receitinha, muito saborosa, para toda à familía.

segunda-feira, junho 04, 2012

Como fazer Feijão?

que tal aprender fazer feijão, eu confesso que não é meu forte, engraçado, as coisas  fácies não sei porque ficar complicado pra mim, bolinho de chuva, minha nossa nem faço ideia de quantas massas já joguei fora e nunca sai legal,  o meu feijão bom é melhor não falar, mais o caso aqui é ensinar, como fazer rsrs e deixa ver se eu aprendo de vez.




Comece comprando um feijão bonito e novinho. Tire os grãos muito amassados, furados e com aspecto "enferrujado". Não precisa lavar, mas eu gosto de dar pelo menos 1 enxaguada. Em seguida coloco de molho em água filtrada por 20 minutos. 


Passado esse tempo o feijão vai para a panela de pressão com essa água do molho, 2 folhas de louro (secas) e mais água até atingir 3 dedos acima do nível do feijão.
É importante dizer que a panela de pressão nunca deve estar muito cheia, no máximo um pouco mais do que a metade da sua capacidade para funcionar com segurança.


Coloque a panela tampada em fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo (algo entre médio e baixo), conte 30 minutos e desligue o fogo. Deixe a panela tampada por 3 minutos para sair um pouco da pressão. Agora  coloque a panela (ainda tampada) embaixo de um fio de água da torneira, quando ela fizer um barulho semelhante à um suspiro pode abri-la com segurança.

Dessa quantidade (500g), eu tempero 1 parte para consumir no dia e congelo outras 3 partes (isso porque aqui somos só 2 pessoas). Quando já está quase frio, coloco em potes plásticos e levo ao freezer.


Temperando o feijão (tempero para 1 das 4 partes):
Refogo no azeite 1/4 de cebola picada e 1 colher (sopa) cheia de pasta de alho (aquelas prontas). Junto o feijão, somo 1 envelope de caldo de bacon em pó ou tempero próprio para feijão, provo o sal e se necessário adiciono mais. 


Deixo ferver em panela destampada, em fogo médio até engrossar o caldo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Dependendo da marca ele fica bastante no fogo até engrossar, entre 20 e 40 minutos. Aí na mesa ele fica lindão assim:


Nenhum comentário:

Postar um comentário