Sejam bem Vindos

Que aqui vc possa encontrar uma receitinha, muito saborosa, para toda à familía.

sexta-feira, março 05, 2010

Sou Amazonense

Sou uma manauara que adora comer peixe, peixe frito assado cozido hummm que delicia, ainda por cima acompanhado com pimenta, alias como tudo com pimenta, carne, frango etc, rsrsrs. e tem mais adoramos farinha um bom manauara tem que ter uma farinha à sim tem rsrsrsrs.

Gastronomia
A culinária amazonense é repleta de sabores exóticos e especiais. As comidas típicas da região são muito apreciadas pelos turistas. No café da manhã, é fácil encontrar nos lares amazonenses ou barraquinhas espalhadas pela cidade, frutas matinais como tucumã e pupunha, pamonhas embrulhadas em folhas de milho, tapiocas com castanha, coco ou manteiga, feitas na hora e servidas em pedaços de folhas de bananeira.

Para as outras refeições, o peixe é sempre a melhor pedida. Dentre os mais variados, o tradicional Jaraqui (ainda tem uma do jaraqui quem quem come jaraqui não sai daqui rsrrsrr), que pode ser servido frito acompanhado de arroz branco; o pirarucu de casaca, um dos peixes mais saborosos da região; a caldeirada de tambaqui ou de tucunaré estão entre os mais solicitados.

No fim da tarde, a dica é o Tacacá, servido em cuias negras. É uma espécie de sopa indígena apimentada pelo tucupi (sumo fermentado da mandioca). Para dar o sabor clássico, a goma, que somada ao camarão seco e ao jambu, folha que adormece a língua, formam essa iguaria que já é sucesso nacional.

Paralelo a culinária tradicional, estão as os doces tradicionais, como por exemplo, as tortas de banana frita e as variações de doces de cupuaçu ou castanha, e o açai eu gosto demais, aqui nesse blog, vou colocar as delicias da região norte,.



Nenhum comentário:

Postar um comentário