Gastronomia
A culinária amazonense é repleta de sabores exóticos e especiais. As comidas típicas da região são muito apreciadas pelos turistas. No café da manhã, é fácil encontrar nos lares amazonenses ou barraquinhas espalhadas pela cidade, frutas matinais como tucumã e pupunha, pamonhas embrulhadas em folhas de milho, tapiocas com castanha, coco ou manteiga, feitas na hora e servidas em pedaços de folhas de bananeira.
Para as outras refeições, o peixe é sempre a melhor pedida. Dentre os mais variados, o tradicional Jaraqui (ainda tem uma do jaraqui quem quem come jaraqui não sai daqui rsrrsrr), que pode ser servido frito acompanhado de arroz branco; o pirarucu de casaca, um dos peixes mais saborosos da região; a caldeirada de tambaqui ou de tucunaré estão entre os mais solicitados.
No fim da tarde, a dica é o Tacacá, servido em cuias negras. É uma espécie de sopa indígena apimentada pelo tucupi (sumo fermentado da mandioca). Para dar o sabor clássico, a goma, que somada ao camarão seco e ao jambu, folha que adormece a língua, formam essa iguaria que já é sucesso nacional.
Paralelo a culinária tradicional, estão as os doces tradicionais, como por exemplo, as tortas de banana frita e as variações de doces de cupuaçu ou castanha, e o açai eu gosto demais, aqui nesse blog, vou colocar as delicias da região norte,.
Nenhum comentário:
Postar um comentário